Prefeitura inicia plano de capacitação dos Servidores

Créditos: Gerlecir Oliveira

Ao todo, 16 opções de cursos serão disponibilizadas aos profissionais.

Promover a capacitação dos servidores municipais e melhorar os serviços públicos prestados à população. É com este objetivo que a Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, está preparando um Plano de Capacitação voltado especialmente para o funcionalismo municipal, com suas funções específicas. O plano, que terá início no segundo semestre deste ano, oferecerá mais de 15 cursos, cujas necessidades foram levantadas pela Secretaria, com a participação dos próprios servidores.

Os cursos, segundo o diretor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Melchíades Corrêa Utrini, visam aprimorar aptidões importantes no serviço público, como as habilidades sociais, que facilitam o contato direto com a população e com os colegas de trabalho; o conhecimento prático em informática; e o trabalho em equipe, entre outros aspectos.

De acordo com a Secretaria de Administração, as modalidades foram escolhidas estrategicamente com o intuito de intensificar potencialidades fundamentais para o bom andamento dos serviços prestados pela Prefeitura.

– Na prática, os benefícios da política de valorização do servidor contemplam não só os trabalhadores, mas o município como um todo, porque qualificar a mão de obra significa melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Por isso, oferecemos um leque de cursos que consideramos enriquecedores para a carreira do servidor e que, ao mesmo tempo, também contribui para o aperfeiçoamento do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura – explicou Melchíades Utrini.

Dentre as opções ofertadas estão: Relacionamento Interpessoal; Organização e Trabalho; Administração de Conflitos; Gestão e Liderança; Motivação e Liderança; Informática Básica; Informática Avançada; Comunicação da Escrita Oficial; Excelência no Atendimento ao Cliente; Ética e Responsabilidade no Trabalho; Trabalho em Equipe; Como melhorar Processos; Conhecendo o Resenprevi; e Pontos Pertinentes do Estatuto.

Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, que também é servidor público municipal do quadro da saúde, a implantação de uma política de capacitação voltada para o funcionalismo ajuda a resgatar e a elevar a autoestima dos trabalhadores, que não os grandes responsáveis pelos avanços que a cidade vem conquistando nos últimos meses: “A Prefeitura de Resende tem um quadro de funcionários altamente comprometido, cujo trabalho está nos ajudando a resgatar esta cidade, com muita dedicação e espírito público. Por isso, este plano de capacitação será de grande importância, pois trará ainda mais qualidade e eficiência aos serviços prestados por esses profissionais” – disse Balieiro.