Hospital de Emergência e da Criança de Resende passam por Informatização e dão Salto em Modernidade

Crédito: Raimundo Brasil

Tecnologia e organização digital de dados a partir de agora acompanhará o atendimento à população desde a recepção

O Hospital Municipal de Emergência Sergio Henrique Gregori e o Hospital da Criança de Resende acabam de ser contemplados com uma grande novidade que eleva as unidades a outro patamar em termos de modernidade e tecnologia. A Prefeitura de Resende, através da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, colocou em prática o processo de informatização das duas unidades, que agora terão mais organização e praticidade tanto para o atendimento quanto para a organização interna.

Com a novidade, os dados de pacientes que são atendidos no hospital serão captados digitalmente desde a chegada, na recepção, passando pelo atendimento e resultados de exames. Tudo estará acessível aos profissionais da saúde nos computadores presentes em todos os consultórios. No caso de pacientes atendidos mais de uma vez, o histórico de saúde também estará disponível aos médicos quando necessário.

Além das informações que afetam diretamente o atendimento à população, o controle de dados internos das unidades também será feito através da tecnologia, deixando de lado um sistema analógico, com o uso de papel. Com isso, fica mais fácil para a administração controlar os estoques, os insumos e materiais essenciais para o andamento do hospital. Para algumas destas tarefas, anteriormente, havia alguns softwares em operação, mas a informatização leva ao HME e ao Hospital da Criança um controle e hospedagem de dados totalmente feito pela própria prefeitura.

– Em 2017, no início desta gestão municipal, nós identificamos que a área da saúde precisava de atenção no sentido de informatização. A gente viu que os processos eram feitos de forma manual. Isso acumulava muito papel e documento. O município começou a investir em equipamento e estrutura, afinal não teria como informatizar sem ter a estrutura necessária para isso. Então começamos a nos estruturar – explicou o superintendente Márcio de Souza Silvestre.

O projeto de fortalecimento da estrutura tecnológica do município não é recente. Desde 2017, a Prefeitura de Resende adota uma nova postura, investiu na valorização e na capacitação do servidor público, substituindo a contratação de empresas fornecedoras do serviço, por técnicos da casa que trabalharam na criação e na instalação da rede para a população.

Logo nos primeiros anos da atual gestão, a Superintendência de Tecnologia da Informação conseguiu, por exemplo, reduzir em R$2 milhões os valores dos antigos contratos, oferecendo a partir de meios próprios uma maior autonomia no uso de internet em prédios públicos. As etapas de crescimento, a partir daí, são constantes. Em 2020, dezenas de computadores foram adquiridos para serem utilizados no HME e mais de 100 pontos de conectividades foram instalados na unidade para comportar o processo de informatização. Todo o processo foi construído com paciência e persistência pela gestão municipal.

– É importante entender que a informatização do HME e do Hospital da Criança não é um projeto isolado. Ele faz parte de um sistema integrado que parte da criação de um centro de dados da própria prefeitura e também está ligado a outros projetos, como o de fibra óptica, que leva a internet a locais públicos. Hoje, ao olhar para trás, é motivo de muito orgulho ter adotado a postura, no início da gestão, de acreditar no potencial dos servidores. Resende está evoluindo e se desenvolvendo cada dia mais e os serviços públicos se consolidam como referência por aqui. – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Vale destacar que o processo de informatização também já aconteceu na UPA. Isso significa que os dados de atendimento da UPA também ficarão interligados com o HME e com o Hospital da Criança.