Galpão da Secretaria Municipal de Educação Terá Estande com Games Educativos na 52ª EXAPICOR

Espaço intitulado “Jogos e Entretenimento” estará aberto ao público durante os sete dias da festa

A 52ª Exapicor (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende) contará com uma programação diferenciada este ano, voltada especialmente para as crianças e os adolescentes, na Área de Exposições da cidade. O evento, que acontece entre esta sexta-feira, dia 27, e 6 de outubro, domingo, abrigará o estande intitulado “Jogos e Entretenimento”, no galpão da Secretaria Municipal de Educação.

Aberto ao público durante os sete dias de festejo, o espaço terá três atrações principais: 15 computadores para jogos selecionados com teor socioeducativo; videogame destinado à brincadeira interativa de dança no formato denominado “Just Dance”; e um ambiente para desenvolver animações curtas. A ideia de trabalhar tecnologia aliada à questão didática foi elaborada pela Secretaria de Educação, com o apoio da SuMTI (Superintendência Municipal de Tecnologia de Informação). O maior evento popular gratuito da Região Sul Fluminense é realizado pela Prefeitura de Resende.

No estande, também estarão disponíveis vestimentas de robô (uma infantil e outra de tamanho adulto) para que as pessoas possam tirar fotografias caracterizadas em uma visão futurista. Haverá um telão na festa para a reprodução de vídeos que demonstram os projetos pedagógicos realizados nas unidades da rede pública municipal de ensino. Além disso, o telão exibirá gravações sobre dicas do uso seguro e consciente da internet na atualidade. As projeções serão feitas ao longo de todo o evento. Ainda serão expostos banners que reúnem imagens e informações sobre as reformas e melhorias promovidas pelo programa ‘Revitaliza Resende’, em parte das 63 unidades educacionais do município. Terá banner da campanha “Educação Pública: eu valorizo”, que foi lançada no Desfile Cívico do Bairro Paraíso, durante a Semana da Cidadania, no dia 24 de agosto deste ano.

A secretária de Educação, Rosa Frech, explicou que o estande da Secretaria de Educação desta edição foi alinhado à ‘cultura nerd’, com um cronograma repleto de atividades.

— O grande objetivo do espaço é proporcionar momentos de descontração e aprendizado, além de expor os projetos desenvolvidos na área. Os jogos que serão disponibilizados foram criteriosamente selecionados pelos profissionais envolvidos. Um dos pontos abordados é a conscientização das crianças e dos jovens sobre o uso responsável da internet no mundo contemporâneo. A população ainda vai ter a oportunidade de assistir aos vídeos institucionais sobre as intervenções promovidas na rede municipal de ensino. A atual gestão vem investindo no setor da educação tanto na parte estrutural quanto na valorização de profissionais e aquisição de mobílias, materiais didáticos e uniformes. O estande vai unir diversão e conhecimento e ainda prestar contas à sociedade. Um dos diferenciais será a possibilidade de vestir os robôs (tamanhos infantil e adulto), peças produzidas pela equipe do pedagógico, e registrar o momento com fotos – detalhou.

No estande “Jogos e Entretenimento”, vão atuar 28 profissionais da Educação, 60 estagiários do Polo UAB/Cederj (Universidade Aberta do Brasil/Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) e dois da equipe da SuMTI. Nos dias de semana da festa (27 de setembro e 3 e 4 de outubro), o espaço funcionará de 18h às 22h. Aos sábados e domingos (dias 28 e 29 de setembro e 5 e 6 de outubro), o horário de funcionamento será entre 14h e 22h.