Diogo Balieiro Diniz Recebe Homenagem de ‘Prefeito Inovador’ por Iniciativas Tecnológicas em Toda a Cidade de Resende

Crédito: Raimundo Brasil

Além de receber o prêmio, o prefeito foi convidado a palestrar no evento sobre as iniciativas do município

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, foi homenageado no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 11, em Volta Redonda. O título de Prefeito Inovador 2023 foi entregue como forma de valorizar gestões inovadoras, que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que geram resultados positivos para o setor público e para a vida dos cidadãos.

Além da homenagem, o prefeito Diogo também participou como palestrante, abordando questões sobre as inovações municipais, que proporcionaram uma redução de mais de R$ 2 milhões em gastos anuais com o serviço que antes era feito por intermédio de uma empresa terceirizada. O evento reuniu prefeitos, gestores e vereadores do estado para discutir projetos inovadores na área de tecnologia.

A atual gestão de Resende tem se dedicado à evolução tecnológica desde 2017, investindo no que há de mais avançado em Ciência, Tecnologia e Inovação. O “Resende Inteligente” foi desenvolvido pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e é responsável pela modernização em toda a cidade de Resende. O projeto promove o acesso e democracia às novas tecnologias.

Entre as realizações do projeto, estão a instalação de quase 20km de cabeamento de fibra óptica em toda a cidade, conectando 65 espaços públicos, como Educação, Saúde e áreas de lazer. Além disso, foram implantadas a Central de Serviços de TI; um Datacenter próprio virtualizado e um provedor de internet para acesso em locais públicos. Também foi criada a Fábrica de Software, possibilitando a customização e integração dos setores municipais, e implantação de Wi-Fi corporativo no centro administrativo.

A Prefeitura de Resende também investiu em tecnologia nos setores de controle de frotas inteligentes através de GPS, desenvolvimento de portais para internet, implantação de sistema único para administração pública financeira, desenvolvimento de sistema de gestão de cemitério, sistema de controle de vagas em creches, desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, plataforma de gestão educacional, Wi-Fi nos hospitais e informatização das unidades de saúde.

– Agradeço imensamente esta homenagem. Trabalhamos incansavelmente para proporcionar sempre o melhor à população. Mas esse reconhecimento só foi possível graças ao trabalho da nossa equipe de Tecnologia da Informação. Contamos com uma equipe de profissionais altamente competentes e ligados às novidades, que viabilizam tudo o que é possível e de mais tecnológico. Os projetos são colocados em prática e, como consequência de toda esta dedicação, conseguimos colher frutos e diminuir os gastos públicos, otimizando e interligando os setores e a população – finalizou Diogo.