Servidores ganham portal exclusivo com serviços e informações

Créditos: Carina Rocha

No endereço virtual, funcionários poderão, entre outras coisas, fazer a impressão de seu contracheque, sem sair de casa.

Construir uma nova política de relacionamento com o servidor, estreitando os laços entre a administração municipal e seus recursos humanos. Foi com este objetivo que a Secretaria Municipal de Administração, lançou o Portal do Servidor – plataforma digital que pode ser acessada pelo endereço portalservidor.resende.rj.gov.br e que oferece diversos serviços e informações pertinentes à vida funcional do servidores.

Uma das maiores vantagens do portal, que foi inteiramente desenvolvido pela equipe de servidores da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, é que, através dele, o funcionário pode ter acesso a diversos serviços de seu interesse, sem sair de casa. A plataforma pode ser conectada por meio de qualquer aparelho com acesso a internet, como smartphone, computadores ou tablets.

De acordo com o secretário Municipal de Administração, Kaio Márcio Resende de Paula, um dos principais serviços oferecidos pelo portal é a emissão do contracheque, iniciativa que facilita a vida do trabalhador, que não precisa mais se deslocar até o Centro Administrativo da Prefeitura para buscar o documento. Além dele, o portal também oferece informações e o passo a passo para a obtenção de outros benefícios como: abono de permanência; averbação de tempo de contribuição; averbação de tempo de serviço; certidão de tempo de contribuição; calendário de pagamento do abono salarial PIS-PASEP; declaração de tempo de contribuição; pedido de exoneração; e licença por motivo de doença na família.

Para facilitar o entendimento dos funcionários, o portal disponibiliza orientações sobre cada benefício, com uma breve descrição sobre o que ele é; quem pode solicitar; como o funcionário deve proceder; quais os pré-requisitos para fazer a solicitação; e documentos que devem ser apresentados, entre outras informações importantes. Quando necessário, a plataforma também disponibiliza o formulário de requerimento do benefício. Após seguir todas as instruções, o portal informa ainda o prazo e o local para entrega do documento.

– A nossa ideia é implementar cada vez mais a tecnologia no dia a dia do servidor e, desta forma, facilitar a sua vida. Sabemos que hoje em dia, de uma forma geral, a maioria das questões burocráticas já é resolvida de forma online, e esta é uma tendência do processo de modernização do trabalho – disse Kaio Márcio, destacando o papel da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação, que desenvolveu o portal com excelência, e a custo zero.

A projeção do secretário é que, nos próximos meses, além dos serviços já disponibilizados, o portal também ofereça ao servidor notícias sobre a Prefeitura e informações sobre cursos. Para utilizar o portal, o servidor deve acessar o endereço portalservidor.resende.rj.gov.br/, escolher o serviço desejado e seguir as instruções. No caso do contracheque online, por exemplo, é necessário fazer um rápido cadastro no sistema informando o CPF (login) e a data de nascimento (senha).

É importante lembrar que a entrega do contracheque, no entanto, continua disponível na Secretaria de Administração para quem optar pela retirada do documento de forma presencial.