Instalação de fibra ótica vai permitir ampliação do programa Resende Inteligente

Iniciativa, que vai integrar os sistemas fora do Centro Administrativo, vai levar internet aberta para a população.

A Prefeitura de Resende, através da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, começou a implantar, esta semana, os cabos de fibra ótica do projeto Resende Inteligente, que vão interligar os prédios públicos da cidade, integrando os sistemas internos da administração municipal, como os portais da educação e do servidor, além de disponibilizar internet gratuita para a população, em pontos específicos da cidade, como o Parque das Águas e o Hospital Municipal de Emergência.

De acordo com o superintendente municipal de Tecnologia da Informação, Márcio Silvestre, essa é a primeira etapa do processo de instalação dos cabos, que vão do Centro Administrativo da Prefeitura, localizado no bairro Jardim Jalisco, até a sede da Fundação CONFIAR, que fica na Morada da Colina.

– Essa fase é apenas uma parte do amplo processo de implantação que faremos na cidade nos próximos meses. O Resende Inteligente é um projeto de inclusão digital e também de modernização dos nossos sistemas. Estamos, na gestão atual, progredindo cada vez mais com relação ao uso da Tecnologia da Informação no dia a dia das pessoas – conta o superintende sobre o projeto, que é inédito na cidade.

Ainda segundo o superintendente, com a implantação, Resende entra para o time seleto dos municípios brasileiros que atuam nessa frente tecnológica, usando a internet para facilitar a vida das pessoas e conectá-las a serviços públicos e ao mundo.

– No total, quase oito quilômetros de cabos serão instalados na cidade e, com isso, conseguiremos disponibilizar pontos de acessos comunitários, gratuitos, à internet, aproximando a população de serviços básicos, através da rede mundial de computadores – explica Márcio, lembrando que em 2017, a Prefeitura conseguiu economizar cerca de R$ 2 milhões na área da Tecnologia da Informação, através do corte de contratos, o que permitiu ao setor planejar e executar novos projetos como o que está sendo colocado em prática agora.

Outros serviços

Além da instalação dos cabos de fibra ótica, outros serviços desenvolvidos pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura, através do Resende Inteligente, têm contribuído para que as pessoas possam usar a internet para facilitar suas rotinas.

Bons exemplos disso são o novo Portal do Servidor, que oferece várias funções aos servidores municipais, como emissão de contracheque e certidão de tempo de contribuição, entre outros serviços; o Portal da Educação, que divulga as ações do setor e oferece salas virtuais onde os professores podem trocar experiências e participar de cursos e capacitações; a Central de Atendimento da Ouvidoria, que foi totalmente reformulada para facilitar a comunicação entre o cidadão e a Prefeitura; e a implantação do sistema E-Social, implantado em parceria com a Secretaria Municipal de Administração.