Centro de Monitoramento por Câmeras da Prefeitura está em Plena Operação Com Nova Tecnologia Avançada

O Centro de Monitoramento por Câmeras de Vigilância da Prefeitura de Resende já está em pleno funcionamento, a partir da implantação de tecnologia de última geração. O processo de modernização foi desenvolvido pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação. Os novos Postos Avançados de Monitoramento foram instalados em novembro passado e conectados ao Centro. Além disso, a cidade ganhou novos equipamentos com recursos que possibilitam a leitura de placas de veículos.

Os bairros Paraíso, Campos Elíseos, Manejo e Centro Histórico e o Acesso Oeste receberam os postos de alta tecnologia, que possuem dispositivos de LED, sensores de luminosidades, alto-falantes, uma câmera com giro de 360º e quatro fixas. O novo conceito de segurança ainda permite que os agentes de segurança acessem as imagens por meio de aplicativos de celular ou tablet, além de possibilitar comandos de voz e outros recursos. Com a renovação da estrutura de controle de segurança, o município passou a contabilizar mais de 70 pontos de captação de imagens.

O novo projeto de tecnologia e informação integrado ao ‘Resende Inteligente’ tem um grande diferencial: equipamentos com OCR (Optical Recognition Characters – Reconhecimento Ótico de Caracteres). A novidade tecnológica serve para a leitura de placas de veículo, facilitando a localização em tempo real em casos de ocorrências de roubo ou furto, por exemplo.

De acordo com o superintendente municipal de Tecnologia da Informação, Márcio de Souza Silvestre, o novo sistema da central de monitoramento está mais funcional e em plena operação.

— Após os ajustes finais de configuração do novo sistema, todos os pontos de captação das imagens por câmeras estão funcionando. Os novos Postos Avançados de Monitoramento, por exemplo, disponibilizam uma série de recursos para a captação diária de vários cantos da cidade. Estes postos atuam auxiliando os agentes de segurança, alimentando a central com informações. Já as câmeras que possuem o Reconhecimento Ótico de Caracteres vão ajudar em cercos policiais frustrando ações criminosas, bem como em outros problemas ocasionados no trânsito. Também houve troca de câmeras que já estavam em operação. A cobertura de captação de imagem também passou a existir nos bairros Jardim Esperança, Morada da Barra, Surubi e Jardim D’Oeste, entre outras rotas críticas e de intenso fluxo viário. Os agentes de segurança estão com os olhares atentos a cada movimentação suspeita e situações adversas pelas janelas da central, que são grandes ferramentas para uma cidade mais tranquila e bem ordenada – descreveu.

O Centro de Monitoramento, que opera em parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, fica no Centro Administrativo da Beira-Rio, no bairro Jardim Jalisco.