Resende Representará Região Sul do Estado em Evento de Tecnologia sobre ‘Cidades Digitais’

Crédito: Carina Rocha

Município, que será representado pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, é um dos três convidados do estado no evento online

A Prefeitura de Resende segue se atualizando no campo da tecnologia sob o conceito de “Cidade Inteligente”. O município foi convidado, nesta semana, pela mídia especializada “Rede Cidade Digital” para representar a região sul do estado no evento “WEBINAR RCD – Cidades Digitais da Grande Rio e Região Sul”, que serve como referência para levar informações e soluções para as prefeituras.

A participação da gestão municipal no evento, que será online, se dará através do prefeito Diogo Balieiro Diniz. Além de Resende, somente outros dois municípios do estado do Rio de Janeiro foram convidados: Teresópolis e Rio de Janeiro. Além disso, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) também farão parte do painel de convidados.

– Resende vem trilhando esse caminho do conceito de “Cidade Inteligente” desde 2017, com o início da atual gestão. Sempre buscamos expandir projetos e trazer novidades para o município, buscando modernizar nossos processos e iniciar essa transformação com o trabalho dos excelentes servidores que temos. O evento WEBINAR RCD – Cidades Digitais da Grande Rio e Região Sul é mais uma grande oportunidade de compartilhar experiências e analisar novidades que acontecem em outros locais para possivelmente implementar em nosso município – disse o prefeito.

A Rede Cidade Digital, que promove o evento, é uma mídia especializada direcionada para tratar de inovações nas Prefeituras que promove encontros gratuitos para os gestores públicos para a promoção e desenvolvimento das cidades de todo o Brasil por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.

O progresso como ‘Cidade Inteligente’

O processo de transformação e modernização no campo tecnológico de Resende foi iniciado em 2017, com uma mudança de postura da gestão municipal. A equipe responsável pela Tecnologia da Informação é formada por servidores de carreira e o superintendente é professor da rede municipal. Esse grupo passou a assumir o controle de alguns serviços e a criar novos serviços, que atribuem mais autonomia à Prefeitura, fazendo com que a gestão pública dependa menos de outras empresas.

A mudança obtida através de revisão de contratos gerou economia aos cofres públicos, valorizou os servidores e rendeu diversos frutos. Diversos projetos foram colocados em prática no município desde então, como a implementação de resultados de exames médicos online, assim como o histórico de exames; as plataformas de ensino “EDUCAR” e “AVA-SME”, que promovem a capacitação dos servidores, além do portal e-OUV e do portal do servidor.